terça-feira, 11 de maio de 2010

Madrid

A viagem a Madrid foi a viagem que, até hoje, mais trabalho deu a planear. Este é um destino com diversas atracções turísticas e tínhamos receio que 4 dias não fossem suficientes para fazermos tudo o que queríamos. Conseguimos arranjar voos baratinhos Porto-Madrid através de uma promoção da Ryanair. A questão que se impunha era como nos íamos deslocar lá. Madrid tem uma excelente rede de metro e este foi o meio de transporte eleito. Começamos por escolher um Hotel Ibis que ficasse junto a uma estação de metro com boas ligações. A escolha caiu sobre o Ibis Madrid Centro que fica a cerca de 1 minuto a pé da estação de metro “Bilbao”. Excelente hotel e excelente localização! Aconselho vivamente! Apesar de termos tudo planeadinho, o 1º dia não correu como estávamos à espera… Longe disso! Era suposto termos levantado voo do Porto às 06h35 da matina mas só partimos às 10h15!! E só quando já estávamos lá em cima é que o piloto disse que o atraso se devia a uns problemas técnicos… Bem… Esta noticia acalmou-nos imenso :S Deixamos para trás a chuva no Porto e quando chegamos a Madrid fomos recebidos por uns calorosos 30ºC!

Na estação de metro do aeroporto, informaram-nos sobre os bilhetes disponíveis para turistas e compramos um que nos permitia fazer viagens ilimitadas de metro e autocarro, durante 3 dias. Lá seguimos nós em direcção ao hotel, pousamos as malas e, apesar das 4 horas de atraso, iniciamos a tão planeada e esperada visita a Madrid! O ponto de partida foi a Praça de Espanha que é ladeada pelos prédios Edifico de Espanha e Torre de Madrid e tem no centro um monumento dedicado a Cervantes, com destaque para as estátuas de Dom Quixote e Sancho Pança.

Seguimos para o Palácio Real de Madrid mas só apreciamos a sua beleza exterior pois a fila para entrar no palácio era enorme e estávamos sob 30ºC… Ainda nesta zona, visitamos a Catedral Almudena que fica mesmo em frente ao palácio. O próximo destino foi o Templo de Debod, um templo original do antigo Egipto que foi transportado desmontado em blocos de pedra desde o Egipto.


Nesse dia, antes de terminarmos o nosso primeiro passeio por Madrid, ainda tivemos a oportunidade de conhecer a Puerta de Toledo.

O nosso hotel ficava numa excelente localização, perto de uma rua principal repleta de lojas e restaurantes. Nessa noite optamos por um restaurante italiano e depois caminhamos até à Gran Via, a principal avenida de Madrid.

A jornada do dia seguinte começou na Praça Puerta del Sol, considerada o centro histórico de Madrid. Infelizmente, na altura da nossa visita esta praça estava em obras e não nos foi possível conhecer o famoso marco do “kilometro zero”. Também na Puerta del Sol encontra-se o símbolo da cidade de Madrid, uma estátua de um urso a comer fruta de uma árvore, "El Oso y el Madroño".

Seguimos em direcção ao “Mercato San Miguel”, um mercado em tudo diferente do nosso mercado do Bolhão :D nas inúmeras barracas espalhadas por este mercado podiamos encontrar de tudo desde flores, queijos, vinho, louça, etc. Muito giro! Vale a pena a visita.

Madrid é sem dúvida uma cidade de praças. Depois da Praça de Espanha e da Puerta del Sol, visitamos a Plaza Mayor. Esta é uma praça rectangular, rodeada de todos os lados de edifícios de três pisos, sendo a sua entrada apenas possível através dos nove pórticos.

A última praça que visitamos e para mim um dos pontos mais bonitos da cidade, foi a Praça de Cibeles, onde o Palácio das Comunicações e a Fonte de Cibeles se destacam pela sua beleza invulgar. Tendo esta praça como ponto de partida, subimos a Via de Alcalá e descobrimos o monumento Puerta de Alcalá, uma monumental porta, sob a qual passavam os visitantes que chegavam a Madrid, oriundos da Europa.



Depois de todas estas visitas, resolvemos descansar um pouco no Parque del Retiro, um oásis de tranquilidade no meio da agitação da cidade. Neste parque, para além da imensa área verde, podemos desfrutar de barquinhos para alugar, shows de marionetes e apresentações teatrais.

Antes de o dia terminar, ainda conseguimos visitar a célebre Plaza de Toros de Las Ventas onde infelizmente ainda é permitido, depois do espectáculo das touradas, matar o animal na arena.


A curiosidade de conhecer a estação de comboios de Atocha fez-nos levantar bem cedo no terceiro dia da nossa viagem. Após o atentado de 11 de Março de 2004, as regras de segurança foram apertadas e nem sequer nos foi possível ver os comboios, só mesmo com bilhete!

Depois desta visita frustrada, resolvemos visitar o Museu do Prado mas esta revelou-se igualmente uma visita não muito agradável para nós que não apreciamos minimamente pintura… Resolvemos então descansar e passear ao mesmo tempo de autocarro. Já que tínhamos o bilhete turístico decidimos aproveitar e fomos até à Puerta da Europa.

Para acabar o dia em beleza, fizemos a viagem de Teleférico que nos transportou desde Madrid até à Casa de Campo. Durante a viagem contemplamos alguns dos monumentos e edifícios mais representativos, bem como surpreendentes vistas panorâmicas da capital madrilena.

No último dia, tínhamos voo de regresso ao fim da tarde mas como tivemos de andar com as malas às costas, apenas visitamos o estádio do Real Madrid. Esta visita coincidiu com a tão badalada contratação do craque Cristiano Ronaldo por isso até a TVI encontrámos :) E foi assim que terminou esta visita a Madrid e desta vez com o voo a cumprir a hora marcada!

sábado, 1 de maio de 2010

México… Aqui vamos nós!!

Pois é! Está decidido… A nossa lua-de-mel vai ser no México, Riviera Maya :D No início estávamos inclinados para Punta Cana, e as praias lá são sem dúvida superiores, mas no México temos mais locais para visitar e assim não nos limitamos apenas a praia. Fizemos a reserva no Bahia Principe Tulum. O complexo do BP é constituído pelo Tulum, Akumal e Coba. A escolha do Tulum prendeu-se pelo seguinte: podemos, e fica mais barato, fazer a reserva para o complexo mas só quando lá chegarmos é que sabemos em qual dos 3 vamos ficar. Na agência de viagens disseram-nos que por norma colocam os tugas no Coba. Apesar de ser o mais recente, este fica bastante distante da praia, sendo necessário ir de carrinho. O Tulum e o Akumal ficam na face da praia e como o preço para o Tulum estava ao mesmo preço do complexo, preferimos não arriscar. Já estive a ler em fóruns que o melhor é o Akumal porque a praia do Tulum tem pedras :S mas não faz mal… Podemos andar livremente nos 3 hotéis e em todas as praias.O sítio onde vamos ficar já está tratado, agora falta decidir as excursões que queremos fazer. Esta sim é uma tarefa difícil! Gostava de ir a todos os locais mas 7 dias não chegam para tudo e quero fazer muita praia! Chichén Itza vai ser uma visita obrigatória, não fosse esta uma das 7 maravilhas do mundo :) Depois temos de optar por mais alguns destes locais: Tulum, Coba, Xel Há, Playa del Carmen, Cancun, os cenotes, Xcaret… Não vai ser fácil! Partimos no dia 25 de Julho e regressamos a 2 de Agosto. Por sorte, este ano há voos directos do Porto e coincidência das coincidências, estas viagens começam no dia 25 de Julho :D Assim poupamos o frete de termos de ir a Lisboa ou a Madrid apanhar o avião. Esta viagem vai com certeza dar um belo post neste blogue mas, por enquanto, resta-me planeá-la ao pormenor ;)
 
footer