domingo, 9 de dezembro de 2012

Sintra

No início de Novembro, tivemos um casamento em Sintra e aproveitamos para passar lá mais uns dias e conhecer sítios que ainda não tínhamos visitado. Já tínhamos ido a Sintra em 2008 mas não conseguimos explorar toda a vila e por isso decidimos voltar.
A viagem do Porto até Sintra demorou quase toda a manhã e quando lá chegamos fomos logo almoçar. Escolhemos um restaurante mesmo ao lado da Câmara de Sintra e qual não foi o nosso espanto ao ver que lá estava o Presidente da Câmara, Fernando Seara, a almoçar  :)


Na visita a Sintra em 2008, visitamos o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e o Palácio de Monserrate. A lista de palácios e locais de interesse em Sintra é vastíssima e por isso tivemos de seleccionar o que queríamos visitar de seguida. Escolhemos a Quinta da Regaleira mas ficou a promessa de voltar a Sintra para conhecer o que nos falta… À terceira há-de ser de vez!


Do centro da vila de Sintra conseguimos avistar o Castelo dos Mouros (que já visitamos em 2008) e o Palácio Nacional de Sintra (que está na lista para visitar).




Antes de irmos para a Quinta da Regaleira, fizemos um desvio até ao Palácio de Seteais pois aqui a visita é rápida. Este palácio foi construído no século XVIII para o cônsul holandês, Daniel Gildemeester, num terreno cedido pelo Marquês de Pombal. Hoje em dia o palácio é um hotel de luxo da cadeia Tivoli.



De seguida fomos para a Quinta da Regaleira onde passamos o resto da tarde. O Palácio da Regaleira é o edifício principal deste espaço que se encontra rodeado de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas.




O bosque  é um autêntico labirinto onde vamos encontrando fascinantes e misteriosas construções como a capela, que tem acesso subterrâneo ao Palácio.



Continuando a explorar o denso bosque, encontramos a gruta da Leda e a Torre da Regaleira.



Mesmo em frente ao lindíssimo Portal dos Guardiões, está o Terraço dos Mundos Celestes e a Torre do Zigurate.



Mas a principal atracção, depois do Palácio, é o Poço Iniciático - uma galeria subterrânea em espiral, de 27 metros, por onde se descem nove patamares até às profundezas da terra.



No fundo do poço está embutida em mármore, uma rosa dos ventos (estrela de oito pontas: 4 maiores ou cardeais, 4 menores ou colaterais) sobre uma cruz templária, que é o emblema heráldico de Carvalho Monteiro e, simultaneamente, indicativo da Ordem Rosa-cruz.



O poço está ligado por várias grutas e túneis a outros pontos da quinta. Estes túneis, outrora habitados por morcegos afastados pelos muitos turistas que visitam o local, estão cobertos com pedra importada da orla marítima da região de Peniche, pedra que dá a sugestão de um mundo submerso.





Outros pontos de referência da Quinta da Regaleira que conhecemos foram a Fonte da Regaleira, a Fonte do Balneário, o Lago e o Patamar dos Deuses.





Por fim, fomos visitar o interior do Palácio da Regaleira, também é designado Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação esta associada à alcunha do seu primeiro proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro.








1 comentário:

 
footer