quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Lisboa - Centro Histórico

O 2º dia na capital foi dedicado ao centro histórico tendo como ponto de partida, a Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço.


Esta praça foi durante dois séculos o palácio real de Portugal e é uma das maiores praças da Europa, com cerca de 36 000 m². No centro da praça está a estátua equestre de D. José.


Na parte norte da Praça do Comércio, encontra-se o belo Arco da Rua Augusta.


A Rua Augusta liga a Praça do Comércio, à Praça do Rossio. Fechada ao trânsito, esta rua é ladeada por diversas lojas, muitas delas de grandes marcas internacionais.


A Praça de D. Pedro IV, mais conhecida por Rossio, deve o seu nome à estátua de D. Pedro, que se ergue no centro da praça. D. Pedro IV  foi rei de Portugal e primeiro imperador do Brasil independente.



No topo da praça está o Teatro Nacional D. Maria II, que abriu as suas portas a 13 de Abril de 1846, durante as comemorações do 27.º aniversário de D. Maria II (1819-1853), passando por isso a exibir o seu nome na designação oficial.


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Lisboa – Palácio de Queluz

Como este ano ainda não tínhamos ido conhecer nenhum lugar novo, e como não queríamos sair de Portugal por causa do mais pequeno, resolvemos tirar uns dias para conhecer melhor a capital portuguesa.
Claro que já tínhamos ido anteriormente a Lisboa pois, em 2008 fomos os 2 e ainda o ano passado estivemos em Sintra e Cascais. Mas a verdade é que ainda desconhecíamos alguns locais desta cidade como por exemplo o Palácio de Queluz, que sempre desejamos visitar.

O primeiro dia desta viagem a 3, começou precisamente aí, no Palácio Nacional de Queluz.
À entrada podemos ver a estátua de D. Maria I, reconhecida como a primeira Rainha de Portugal, esposa de D. Pedro, que mandou construir o Palácio de Queluz para as suas férias de Verão.

 

Este palácio é vulgarmente chamado de “Versalhes Português” mas numa escala menor. Inclusive a Sala do Trono é muito parecida com a Sala dos Espelhos de Versalhes.

Sala do Trono

Sala da Música

Sala do Laternim

Capela

Sala dos Aposentos da Princesa

Quarto da Princesa

Quarto Império

Corredor das Mangas


Sala dos Embaixadores
E é através da lindíssima escadaria Robillion que temos acesso aos jardins do Palácio que têm como apontamento estátuas inspiradas na mitologia clássica.

Escadaria Robillion

Canal dos Azulejos

Canal dos Azulejos

Lago dos Dragões

Pórtico da Fama

Lago de Nereide

Lago de Neptuno

Fachada de Cerimónia

 
footer