domingo, 15 de dezembro de 2013

Lisboa – Centro Histórico II

Voltando um pouco para trás, para a Rua do Ouro, encontramos  o Elevador de Santa Justa, um verdadeiro ex-líbris da capital portuguesa. Este liga a rua do Ouro e a rua do Carmo ao Largo do Carmo.


O topo do elevador, acedido por uma estreita escada em caracol, é ocupado por esplêndidas vistas sobre o Rossio, a Baixa de Lisboa, o Castelo de São Jorge na colina oposta, o rio Tejo e as ruínas da Igreja do Convento do Carmo.








Seguimos então para o Largo do Carmo, onde resistem as ruínas do Convento do Carmo, e em frente encontra-se o Chafariz do Carmo.


Paredes meias com o convento, encontra-se o Quartel do Carmo, pertencente à Guarda Nacional Republicana que teve um papel muito importante aquando do 25 de Abril de 1974, por ter sido escolhido por Marcello Caetano para se refugiar da revolução, acabando este largo por ser o palco principal da revolução, como local da rendição do Estado Novo perante os militares do MFA. 
Continuamos o nosso percurso em direcção ao Chiado,  um dos bairros mais emblemáticos e tradicionais da cidade de Lisboa que se localiza entre o Bairro Alto e a Baixa Pombalina.




Aqui se encontra a famosa estatua de Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, que está sentado numa mesa no exterior do Café A Brasileira. Do outro lado da rua, ergue-se a estátua de Luís de Camões, no largo com o seu nome.



E para terminar este dia em terras alfacinhas, fomos conhecer a Assembleia da Republica e a Basílica da Estrela.



 
footer