sábado, 26 de dezembro de 2015

Madeira – Parte VII

No 4º e último dia na ilha, fomos explorar o Funchal, a capital da Região Autónoma da Madeira. Começamos por um “monumento” que levou o nome da Madeira aos quatro cantos do mundo: a estátua do Cristiano Ronaldo.


De seguida fomos a uma das principais atracções do Funchal: o Mercado dos Lavradores.




Aqui podemos encontrar e conhecer o melhor que a ilha da Madeira tem para oferecer como as mais frescas e exóticas frutas, vegetais, flores, peixe fresco como o atum e o peixe espada, etc.









Continuando a explorar a cidade, podemos apreciar as suas características ribeiras, a Sé catedral, a estátua de João Gonçalves Zarco - descobridor da Madeira, o Palácio da Câmara Municipal, o Colégio dos Jesuítas, o teleférico…










Do Funchal, subimos até à freguesia do Monte para vermos os famosos carro-de-cestos em acção.


Originalmente um meio de transporte rápido para o Funchal, estes cestos de vimes assentam em barras de madeira para melhor deslizarem e são guiados e empurrados por dois homens tradicionalmente vestidos com roupas brancas de algodão e um chapéu de feltro, usando as suas botas de borracha como travões.






Outro dos pontos turísticos do Monte é a sua igreja - a igreja de Nossa Senhora do Monte.




E com avião marcado para o final desta tarde, não podíamos deixar a Madeira sem visitar o Jardim Botânico, que tanto ouvíamos falar por quem já visitou a ilha.






E pronto, assim terminava a nossa viagem à Madeira… Depois de todos os formalismos de entrega do carro de aluguer, seguimos para o aeroporto e aguardamos a nossa hora de embarque. Enquanto esperávamos, tivemos o privilégio de ver a aterrar o avião da TAP que nos levaria de regresso a casa. 



E se a aterragem na ilha foi pacífica, a descolagem já não correu tão bem devido aos fortes ventos que se faziam sentir… O avião abanou e muito fazendo jus à fama deste aeroporto! (os voos dos dias seguintes chegaram mesmo a ser cancelados) Mas lá levantamos voo e passadas duas horas aterramos sãos e salvos no nosso querido aeroporto do Porto :)

 
footer