sábado, 23 de abril de 2016

Luxemburgo - Parte I

Como gostamos tanto da escapinha a Bruxelas em 2014, pela altura do Natal e com amigos, em meados de Outubro de 2015 começamos a ver voos sem compromisso. Surgiu a oportunidade de voos pela Easyjet para o Luxemburgo por 70€ e, se o preço já era bom, o melhor era o horário dos voos: sair do Porto bem cedo num Sábado e chegar no Domingo à noite – tempo mais que suficiente para conhecer esta cidade.



Escolhemos um hotel perto do aeroporto, o íbis budget Luxembourg Aeroport por ser econónimo e por ter quartos triplos – necessário para a nossa estadia. O hotel fica junto ao hotel íbis e a uma “walking distance” do aeroporto, que tem autocarro directo para o centro da cidade. 




Depois de deixarmos as malas no hotel, apanhamos o autocarro no aeroporto, que nos levou para o centro da cidade, e que era conduzido por um português que nos explicou que aos fins-de-semana o autocarro é grátis no Luxemburgo! 
Iniciamos o nosso passeio pela Place d’Armes, que nesta época é transformada num dos muitos mercados de Natal existentes na cidade.








Uns metros mais à frente encontramos a Place Guillaume II (William Square) onde se situa o Hotel de Ville (Câmara Municipal), posto de turismo e ao centro a estátua de William II: rei da Holanda e o grão duque de Luxemburgo, que pela primeira vez criou uma constituição para o Ducado.







Por ser época natalícia, também nesta praça existia um mercado de Natal e uma pista de gelo. 




Relativamente perto desta praça, está a Catedral de Notredame.




Voltando para a zona da Place Guillaume II encontramos outra praça - Clairefontaine onde tem uma bonita escultura da Duquesa Charlote no centro, e atrás dela estão os ministérios da cidade.


Caminhando mais um pouco, descobrimos o Palácio dos Duques. Ao lado do palácio, está a câmara dos deputados com o brasão de Luxemburgo no centro e uma escultura feminina no topo.




Mesmo em frente ao palácio há uma chocolataria incrível chamada “Chocolate House” onde tomamos um chocolate quente muito original. O chocolate vem num pau, tipo gelado que mergulhamos num copo de leite quente. O resultado é divinal!





 
footer